Dicas e truques para a manutenção de baterias auto

Manter ou ressuscitar baterias auto são tarefas inglórias e que, muitas vezes, parecem impossíveis. No entanto, alguns truques originários da sabedoria popular podem ajudar a que não fique apeado nos momentos mais inadequados. Por vezes, basta o suficiente para chegar à oficina mais próxima. As Selecções do Reader’s Digest sugerem 4 truques essenciais. Ora veja.

Como manter ou ressuscitar a sua bateria auto?

Aspirina – naquelas alturas em que a bateria falha e está no meio do nada sem ninguém para ajudar, há um truque que pode fazer com que saia da situação. Deite duas aspirinas na própria bateria e o ácido do medicamento faz o resto. Combinado com o ácido sulfúrico da bateria, o ácido acetilsalicílico da aspirina permite produzir uma última carga nas baterias auto, o suficiente para chegar à oficina mais próxima.

Bicarbonato de sódio – este elemento permite eliminar a corrosão dos terminais das baterias auto. Limpe-os primeiro com uma toalha velha, deitando em seguida uma mistura de 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio para 1 de água morna. Limpe os terminais com uma toalha embebida na solução e depois seque com um pano. Quando estiverem totalmente secos, aplique um pouco de vaselina para evitar a criação de nova corrosão.

Vaselina – não é por acaso que os carros tendem a ir abaixo em dias frios. As baixas temperaturas aumentam a resistência elétrica e tornam o óleo do motor mais espesso, dificultando o trabalho das baterias auto. A corrosão nos terminais da bateria também aumenta a resistência e pode causar o falhanço das baterias auto. Antes do inverno, desligue os terminais e limpe-os com uma escova de arame. Volte a liga-los e unte-os com vaselina, o que irá ajudar a prevenir a corrosão e manter a bateria a funcionar durante todo o inverno.

Água carbonatada – as propriedades do ácido da água carbonatada ajudam a eliminar a corrosão das baterias auto. Quase todos os refrigerantes contêm ácido carbónico, o que ajuda a eliminar as manchas e a dissolver os depósitos de ferrugem. Coloque um pouco de água carbonatada nos terminais da bateria e deixe repousar. Remova os resíduos com uma esponja húmida.

Para saber mais sobre baterias auto, contacte-nos.

Relacionados

Fique a saber Mais