É consensual que há mais acidentes em Portugal do que na média da União Europeia e que isso contribui para o aumento da mortalidade, sobretudo perto dos grandes centros urbanos. Há várias causas para estes acidentes, algumas mais evidentes, outras nem tanto. A verdade é que nunca a chaparia para automóveis sofreu tanto.
Chaparia para automóveis: quais as maiores causas de acidentes viários?
- Distrações. ao volante toda a concentração é pouca e hoje são muitas as distrações quando se conduz. Os condutores usam e abusam dos smartphones quando conduzem, estão constantemente a mudar as estações de rádio ou discutem com os outros passageiros. Todas são formas de distração. Em média, demoramos 30 segundos a voltar a tomar atenção à condução sempre que nos distraímos. E, no que toca aos danos na chaparia para automóveis, todos somos peritos.
- Álcool. infelizmente, o abuso do álcool ainda é uma das maiores causas de acidentes viários em Portugal, sobretudo aqueles que danificam a valer a chaparia para automóveis.
- Clima. pouca gente sabe, mas as más condições climatéricas são responsáveis por milhares de acidentes por todo o país: nevoeiro, gelo, neve, chuva forte e outros fenómenos meteorológicos.
- Velocidade. o excesso de velocidade continua a ser uma das maiores causas de acidentes viários em todo o mundo, incluindo Portugal. É essencial cumprir os limites. As vidas de todos agradecem e a chaparia para automóveis também.
- Mecânica. esta é outra das causas clássicas de acidentes viários. Pneus carecas, problemas nos travões, direção desalinhada são apenas alguns dos vários exemplos de problemas mecânicos que podem originar acidentes viários. A falta de manutenção dos automóveis é um flagelo sério e deve ser encarado como tal. Entre as razões mais apontadas para esta falta de manutenção estão, entre outras, a falta de dinheiro e a impossibilidade de deixar o carro na oficina para substituir a chaparia para automóveis ou outro componente que seja necessário.