São várias as diferenças entre lâmpadas de halogénio e lâmpadas led, mas tudo vai depender da sua aplicação. Escolher, de forma correta, o tipo de lâmpada mais adequado é meio caminho andado para se obter maior eficiência.
Diferenças entre lâmpadas de halogéneo e lâmpadas led
- Lâmpada de halogéneo: com filamentos em tungsténio, envolvidos em quartzo, as lâmpadas de halogénio diferem das lâmpadas comuns, em que os filamentos ficam livres. Desta forma, as lâmpadas de halogénio garantem uma iluminação mais eficiente e diferenciada.
- LED significa Lightning Emmited Diodes. As lâmpadas LED baseiam-se na conversão de energia elétrica em luz, com recurso a chips de pequena dimensão. A tecnologia das lâmpadas LED é mais avançada do que todas as outras existentes no mercado.
Vantagens e desvantagens de lâmpadas de halogénio e lâmpadas led
No que se refere a diferenças entre lâmpadas de halogéneo e lâmpadas led, a lâmpada de halogéneo é mais potente, gerando mais calor, sendo que, por essa razão, é responsável pelo aumento da temperatura local.
Por outro lado, a lâmpada de halogéneo produz um tipo de iluminação mais semelhante à luz natural, permitindo maior fidelidade das cores e dos tons. Além disso, a lâmpada LED é também mais barata e mais facilmente encontrada.
A lâmpada LED, por sua vez, tem menos potência, mas é mais eficiente, consumindo menos energia elétrica para produzir um resultado similar. No que toca a diferenças entre lâmpadas de halogéneo e lâmpadas led, uma das mais significativas é que a LED ajuda a reduzir o preço da conta da eletricidade.
Além disso, as LED também libertam menos energia para o ambiente, o que implica um aquecimento menor da atmosfera local, sendo que, em sentido contrário, os tons e cores não são tão fiéis como no caso das lâmpadas de halogéneo.
As lâmpadas LED também dispõem de uma vida útil mais longa, pelo que são trocadas com menor frequência e são mais amigas do ambiente.