Em média, as baterias dos automóveis duram três anos, com cuidados e manutenção normais. Poucos prestam muita atenção à bateria do automóvel. No entanto, enquanto uma das peças mais importantes de qualquer veículo moderno, a bateria do automóvel gere uma grande variedade de tarefas e dispositivos, desde ligar o motor até alimentar os computadores do carro.
Além de trocar o óleo, substituir os filtros de ar e outras tarefas gerais, cuidar da bateria do automóvel é uma das maneiras mais eficazes de garantir que o seu carro funciona sem problemas.
Porque é importante mudar a bateria do automóvel antes dos 5 anos?
Embora as baterias possam durar cinco anos ou mais, quando devidamente cuidadas, a maioria torna-se ineficiente dentro de três anos de uso diário, em condições normais. Tal como o computador ou a bateria do smartphone, a bateria do automóvel deteriora-se gradualmente sempre que é carregada pelo motor do veículo. Após três anos de utilização, é aconselhável a sua substituição.
Depois de quatro ou cinco anos, a maioria das baterias perde a fiabilidade. Baterias antigas podem apresentar vários problemas de segurança. Felizmente, é fácil identificar se a bateria do automóvel está a chegar ao fim da sua vida útil.
Mesmo um carro com uma bateria altamente defeituosa funcionará corretamente quando estiver em funcionamento, uma vez que grande parte da carga da bateria é proveniente do motor. Isso faz com que o melhor momento para testar a bateria do automóvel seja logo após ligar o veículo.
Tente ligar o carro à noite com os faróis acesos. Eles estão escuros? Se os faróis parecerem excessivamente escuros, coloque o veículo no estacionamento ou na posição neutra e acione o motor. Se a bateria estiver a falhar, os faróis ficarão mais brilhantes quando pressionar o acelerador.
Esta é uma ótima maneira de verificar se a bateria do automóvel está a começar a falhar. Uma bateria vazia é ainda mais fácil de detetar: quando gira a chave na ignição ou aciona a chave de ignição do carro, ela não inicia.
Quanto mais moderno, mais complexo
Por norma, quanto mais sofisticados forem os computadores de bordo do seu carro, maior será o desgaste da bateria do automóvel. Muitos carros novos têm computadores poderosos que estão sempre ligados, mesmo quando o veículo está estacionado e desligado.
Esses computadores podem extrair energia da bateria do automóvel de forma lenta e constante, reduzindo-a ao longo do tempo. Embora a carga de cada computador seja pequena, o efeito agregado pode esgotar a bateria do automóvel quando ficar inutilizado por muito tempo.
Se usar o carro com pouca frequência, evite deixar a bateria do automóvel drenar pelos sistemas de computador de bordo, levando-o para uma curta viagem, para recarregar a bateria, a cada uma ou duas semanas.