Sabia que as Matrículas para carros vão mudar em 2019?

As matrículas para carros vão mudar já em 2019, sendo que as combinações de duas letras e quatro números vão terminar. É já em fevereiro de 2019 que o formato das matrículas para carros portugueses vai mudar. O próximo modelo de matricula vai ser constituído por quatro letras e dois números.

 

Esta é uma mudança inédita e histórica no nosso país. Há mais de 80 anos que as matrículas têm dois pares de algarismos e um par de letras separadas por traços. Uma coisa é certa, as matrículas para carros não vão ficar como dantes.

 

Porque vão mudar as matrículas para carros?

Segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), ainda será possível matricular cerca de 1 milhão de veículos até que a atual sequência se esgote, o que deve acontecer em fevereiro de 2019. Além disso, a partir do próximo ano, serão usadas nas matrículas para carros as letras K, W e Y.

Em Portugal, foram utilizadas matrículas para carros com quatro números e duas letras, num sistema de registo de matrículas que se iniciou a 1 de janeiro de 1937. Em 1992, adotou-se o modelo de dois grupos de algarismos seguidos e completados por duas letras. Em 1998, foi acrescentado sobre o lado direito da chapa de matrícula, a identificação alusiva ao ano e mês de atribuição da primeira matrícula.

 

Uma história bem linear em Portugal

Foram necessários apenas 13 anos para que se esgotasse aquele modelo de matrículas para carros. Em 2005, iniciou-se a atual combinação, mas este ciclo está prestes a terminar e, em fevereiro de 2019, será adotada a combinação AA-22-AA.

Tudo para que a criação de matrículas para carros continue a correr sobre rodas e seja possível registar veículos, de forma ordenada, no nosso país.

 

Para saber mais ou comprar matrículas para carros, contate-nos!

Relacionados

Fique a saber Mais