Quando adquire um automóvel novo, o IMT atribui um registo e uma matrícula. Esse número acompanha a viatura durante todo o seu tempo de vida. Mas, pode haver momentos em que, por motivos vários, seja necessário alterar as placas de matrícula.
O uso pode provocar desgaste, danos ou tornar as placas ilegíveis, sendo que, nestes casos, o proprietário do veículo pode ser obrigado a fazer uma nova inspeção ao seu automóvel. Noutros casos, como reboques ou porta-bicicletas, é obrigatório fazer uma matrícula extra para colocar nesse anexo.
Como adquirir uma nova matrícula?
Antes de adquirir a sua nova matrícula, o condutor deve selecionar o formato da chapa que pretende, indicando se é para um automóvel ou para uma moto. Depois, importa escolher o acabamento da mesma, indicando em seguida qual o número que deve constar na placa.
Importa ainda indicar o número de chapas pretendidas e se a mesma se destina a colocar à frente ou atrás do veículo. Ser-lhe-á indicado posteriormente a data em que poderá fazer o levantamento da sua matrícula. Deve verificar, através do Documento Único Automóvel (DUA), se todos os dados estão corretos antes de efetuar o pagamento.
A importância das chapas de matrícula
É deveras importante que o material da chapa de matrícula seja resistente e duradouro, para fazer face às intempéries, ao pó e às poeiras da estrada e a outras agressões do meio-ambiente, especialmente a poluição do dia-a-dia, inerente a qualquer veículo automóvel que ande na estrada.
Consulte um dos nossos especialistas e aconselhe-se sobre a sua nova matrícula. Faça todas as perguntas de que necessita e esclareça as dúvidas que tem sobre a sua matrícula. Venha à Secamauto e compre aqui a sua matrícula nova e todo o tipo de acessórios para o seu automóvel.
Para saber mais ou comprar uma matrícula, visite-nos!