Luzes interiores, para que servem?

A maioria dos veículos possui luzes interiores, também denominadas de luzes de teto ou luzes de cortesia. Estas luzes têm diferentes propósitos e funções, desde a iluminação do próprio habitáculo, ao aviso dos cintos de segurança não afivelados, portas destravadas, tanque de combustível na reserva.

Aspetos importantes sobre as luzes interiores do seu veículo:

Na Secamauto sabemos como é importante um bom acompanhamento e verificação do estado do seu veículo. Nesse sentido, temos para si algumas dicas de como compreender melhor o seu carro.

Ter determinados conhecimentos básicos acerca das luzes interiores do seu veículo são uma mais-valia para uma condução segura e para uma otimização do potencial do seu carro.

  • Luzes difusas – pode indicar algum tipo de falha do alternador ou a bateria está a ficar fraca. Poderá verificar se se trata de uma falha no alternador  através da verificação da voltagem através de um equipamento especial (medidor de voltagem). Este deve ser colocado no terminal da bateria e é lido enquanto o motor está em funcionamento. No caso da leitura ser baixa, deverá considerar substituir o alternador.
  • Piscar de luzes – este indicador é vago e pode significar inúmeros problemas, nomeadamente problemas elétricos, desgaste da bateria, mau funcionamento de um interruptor. Neste caso, deverá proceder a uma inspeção do seu carro no mecânico, por forma a descobrir qual a origem do problema, evitando assim problemas mais graves, que danifiquem irremediavelmente alguma peça do mesmo.
  • Luzes permanentemente acesas – no caso das luzes interiores permanecerem acesas após o fecho das portas, é importante verificar capot dianteiro está bem fechado. Se mesmo esse estiver fechado de forma correta, é possível que haja alguma falha em algum dos sensores do seu veículo. Deverá considerar uma visita ao mecânico para que este proceda de acordo com o problema da viatura.
  • Substituição de luzes interiores – geralmente estas luzes só necessitam de ser substituídas quando alguma lâmpada se apaga. A substituição destas luzes requer ferramentas adequadas e conhecimento do sistema de iluminação do veículo, pelo deverá optar por um profissional de qualidade.

Conheça os nossos produtos de qualidade através do nosso site, ou visite as nossas instalações para conhecer a nossa equipa de profissionais de excelência no Espaço Sereno E.N. 8 – 2, 2560-239 Torres Vedras.

Relacionados

Fique a saber Mais