O para-brisas é uma parte fundamental do carro e da condução. É através dele que o condutor está protegido e consegue ter visibilidade para a estrada. Para assim garantir uma boa visibilidade ao condutor, é necessário que o para-brisas esteja limpo com regularidade.
Utilizar escovas limpa vidros danificadas ou desgastadas prejudica a limpeza e reduz a visibilidade, constituindo um perigo para quem conduz e para quem circula na estrada.
Sinais de desgaste
Para que estar sempre seguro e ter uma condução tranquila e estável preste atenção em:
- Cortes ou irregularidades: Ao passar o dedo pela borracha das escovas, se sentir cortes ou irregularidades, é sinal que está na altura de trocar;
- Vidros mal limpos, escovas que fazem barulho e deixam vestígios de água, humidade ou sujidade: Ignorados por muitos, estes são sinais claros de que tem de substituir as escovas o mais rápido possível;
- Um ano de utilização: Caso as escovas do limpa para-brisas tenham um ano ou mais, opte pela sua substituição.
Existem determinados hábitos que podem contribuir para a diminuição da durabilidade das escovas limpa-vidros. Por exemplo, utilizar o limpa para-brisas com o vidro seco ou com um líquido de limpeza de fraca qualidade.
O limpa para-brisas está na zona exterior do carro e assim, fica exposto às agressões climatéricas quer de inverno, como a chuva, neve e geada, quer de verão como a exposição solar prolongada. Assim, é aconselhada a substituição das escovas uma vez por ano, após o verão altura em que o sol poderá desgastar gravemente as borrachas do limpa para-brisas.
Mudança das escovas Para-brisas
O primeiro passo, antes de mudar as escovas, é perceber quais as mais apropriadas para o seu carro. Deste modo, saiba que existem dois tipos de escovas, universais/tradicionais para carros mais antigos e as escovas planas para os carros mais recentes.
Aproveite a manutenção periódica do seu carro para fazer a troca das escovas. Porém, se tiver um imprevisto e precisar da troca urgente das escovas, saiba como executar esta tarefa.
- Levante o braço de metal do limpa para-brisas. Tenha cuidado, uma vez que a escova é controlada por uma mola que ao ser retirada pode danificar o para-brisas;
- Retire a borracha antiga e perceba o local onde a escova deve encaixar no braço de metal. Normalmente, existe uma estrutura de plástico que suporta o limpa vidros;
- Coloque a nova borracha e encaixe todo o limpa vidros no mesmo local do braço de metal de onde retirou a antiga borracha. Assim, volte a deitar o limpa para-brisas e repita o mesmo processo para os dois lados.
Agora com as novas escovas dos limpa vidros, tome algumas medidas preventivas para garantir a durabilidade do produto. Verifique com regularidade a borracha das escovas e limpe com um pano macio e humedecido na água, para evitar que tenha folhas, folhetos de publicidade, etc.