Dicas para Transportar a Bagagem em Segurança

Temos para si dicas para transportar a bagagem em segurança. É algo bastante importante na hora de conduzir. Fique atento.

Temos para si dicas para transportar a bagagem em segurança. É algo bastante importante na hora de conduzir. Fique atento.

10 dicas para transportar a bagagem em segurança

  • Verifique se a bagageira, carroçaria, equipamento de fixação no tejadilho ou na parte traseira, assim como sistemas de fixação ou o próprio reboque estão em boas condições;
  • Certifique-se que a carga não se move, quer no interior quer no exterior do carro, nem causa perturbações ao equilíbrio do veículo, parado ou em marcha;
  • Escolha o sistema que melhor se adapte às características da carga;
  • Assegure-se que cumpre as recomendações do fabricante relativas ao veículo e ao sistema de transporte de bagagem escolhido;
  • Previna situações como travagens de emergência, viragens bruscas para evitar contorno de obstáculos na via, estradas em mau estado ou condições meteorológicas adversas que coloquem em risco a segurança. Inspecione sempre a segurança da carga;
  • Verifique se existe excesso de carga ou se está mal distribuída;
  • Coloque os objetos mais pesados o mais junto possível ao centro de gravidade do veículo;
  • Sempre que possível utilize divisórias de bagagem em rede, correias ou cintas;
  • Verifique se as opções de acondicionamento não danificam a carga;
  • Conduza com especial prudência e de modo defensivo.

Barras de Tejadilho

Ao escolher as barras de tejadilho certifique-se que estão em conformidade com as normas NFR 19 903-1 e a ISO 11 154-4. Quanto ao material, estão disponíveis barras em aço e em alumínio. Estas últimas são, normalmente, mais dispendiosas, mas têm a vantagem de serem mais leves, menos ruidosas e de terem, em geral, um sistema de chave antirroubo.

Se adquiriu as barras terá agora que pensar no sistema de fixação que irá depender do seu veículo. Se o seu carro tiver pontos de fixação de origem opta-se por um sistema de “fixpoint”. Se tiver barras laterais de origem, o sistema já será designado de “railing”. Se não tiver pontos de fixação pode ser acoplado um sistema de “clamping” ao nível das portas.

Malas do Tejadilho

São acopladas às barras do tejadilho e o encaixe, por norma, é universal. Se o seu carro tiver barras laterais de origem, saiba que estas não substituem as barras de tejadilho para a acoplagem das malas. Caso o seu veículo tenha barras do tejadilho de origem poderá ser necessário um adaptador.

Bicicleta ou a prancha no carro

Para as bicicletas existem várias soluções, desde porta bicicletas no tejadilho ou na traseira do carro. A primeira opção requer a instalação de barras de tejadilho. A segunda pode ser garantida com um sistema de fixação próprio, tendo de garantir que não ultrapassa os 45 centímetros para trás.

Quanto às pranchas de surf podem requerer o rebatimento não só do banco traseiro, mas também do banco dianteiro do passageiro. Em alternativa, e se precisar do espaço interior para outros objetos, pode prender a prancha a às barras de tejadilho com um sistema de fixação, tomando cuidado para que as pranchas não se soltem, nem que as cintas usadas estejam tão apertadas que possam danificar a prancha. Finalmente, existem suportes flexíveis fabricados em esponja.

Reboque

Deve estar segurado, podendo (ou não) incluir o mesmo no seguro do carro. Por outro lado, os dispositivos mecânicos de engate do reboque deverão cumprir a Diretiva 94/20/CE do Parlamento Europeu. Se o seu peso bruto não exceder os 300 quilogramas não vai precisar de matrícula no reboque. Se ultrapassar esse peso deverá requerer a homologação através do Modelo 9 IMT. Se o seu veículo e o reboque ultrapassarem os 3500 quilogramas terá de ter uma licença de condução da categoria BE.

A Portaria nº 472/2007, no artigo 7º, referente ao transporte de equipamentos desportivos ou de lazer, o equipamento transportado não pode exceder:

  • À retaguarda, 1 metro, nem exceder um comprimento total de 25 metros;
  • A largura total não pode exceder a largura do automóvel ou a do reboque em mais de 30 cm para cada lado, sem exceder os três metros e meio;
  • Já a altura não pode ultrapassar os 4,60 metros.

Além disso, não pode prejudicar a identificação da sinalização, iluminação, chapas de matrícula ou campo de visão para a retaguarda. Se necessário devem ser colocados espelhos retrovisores suplementares.

Estas são as nossas dicas para transportar a bagagem em segurança. A Secamauto conta com profissionais especializados.

Relacionados

Fique a saber Mais