Já sabe tudo sobre segurança automóvel e os travões de segurança? Fique atento e saiba mais sobre este tema.
Principais componentes dos travões
Os problemas nos travões devem-se muitas vezes ao desgaste de três componentes principais:
- As pastilhas do travão: Ajudam a travar através da fricção contra o disco dos travões. Desgastam-se naturalmente ao longo do tempo, em particular se tiver uma condução competitiva, pautada por travagens bruscas, ou se passar muito tempo no “para-arranca” do trânsito. Se as pastilhas estiverem gastas, irá notar alterações na trajetória da travagem.
- Os discos do travão: São essenciais para uma condução segura. Podem ficar empenados e estragar-se devido ao desgaste, sobreaquecimento, rachas ou fissuras. Pode observar o aspeto dos discos pelas jantes: enquanto estão novos são brilhantes, mas com o tempo vão-se deteriorando. Em particular, deve prestar atenção à espessura que estes apresentam, sendo que para isso se deverá dirigir a uma Oficina e fazer um check up aos travões.
- O líquido dos travões: Também conhecido como óleo dos travões, que é responsável por transmitir a informação do pedal para o cilindro, do cilindro para as pinças e daí para as pastilhas, que finalmente param as rodas. Um nível baixo de líquido, o envelhecimento ou a acumulação de humidade deste componente influenciam o desempenho da travagem.
Sinais que os travões precisam de atenção
A distância para travar aumenta
A distância de segurança é fundamental para evitar acidentes na estrada. Mas se a distância habitual não é o suficiente para o seu carro parar completamente, os travões precisam de ser revistos. Enquanto não chega à oficina, tenha cuidado para guardar mais espaço entre o seu carro e os restantes.
Precisa de fazer mais força no pedal para travar
Se nota que precisa de fazer mais força no pedal para travar, isso é um sinal de que o sistema de travagem precisa de uma reparação. É possível que tanto as pastilhas do travão como os discos precisem de ser substituídos. Leve o seu carro à oficina para resolver o problema e prevenir avarias mais graves.
O travão vibra e a vibração estende-se ao volante
Se o travão vibra (e, muitas vezes, a vibração propaga-se até o volante!), o mais provável é que os discos dos travões estejam “empenados”. Felizmente, a solução é simples e rápida: trocar os discos. É incrível como um serviço tão simples pode tornar o seu carro imediatamente mais seguro, não é?
Chiar ao travar/ som agudo ao travar
Se o seu carro chia ao travar, é muito provável que as pastilhas estejam gastas (menos de 3 mm de espessura). O desgaste das pastilhas faz com que os discos toquem no indicador e é isso que cria o som agudo. No entanto, o problema também pode estar nas jantes e neste caso é preciso verificar as rodas e os pneus para ter a certeza absoluta.
Um aviso luminoso no painel
Nos carros mais recentes, há uma luz no painel que simboliza o sistema de travagem. Quando este sinal acende, ou precisa de trocar as pastilhas ou o líquido dos travões. No último caso, tenha bastante atenção, pois não deve misturar líquidos de tipologia diferente (DOT 3, DOT 4 ou DOT 5). Se não tem a certeza do tipo de líquido que deve escolher ou não sabe como realizar este procedimento, o melhor é procurar uma oficina.
Como evitar os problemas de travões
Existem alguns passos que deve seguir no seu dia a dia, tais como:
- Adotar uma condução defensiva
- rocar as pastilhas a cada 30 000 – 40 000 km
- Trocar os discos do travão a cada 80 000 km
- Trocar o líquido dos travões a cada 2 anos
- Fazer revisões periódicas numa oficina de mecânica
Venha até à Secamauto e nós tratamos dos seus travões de segurança, e muito mais.