Exceto, quando não têm o melhor desempenho quando usadas nos primeiros pingos de chuva.
O para-brisa proporciona a visibilidade necessária da estrada em condições de chuva ou nevoeiro, sendo essencial que não apresente qualquer condicionante. Contudo, a vida útil das escovas limpa-para-brisas não é eterna, e devem ser substituídas anualmente. Algo que pode deixar para quem o faz com todo o conhecimento, como os especialistas da Secamauto.
Regra geral, deve substituir as escovas limpa-para-brisas anualmente, após o verão. Contudo, pode depender de vários fatores, principalmente se o veículo fica estacionado na rua, pois ficam expostas às agressões climatéricas, por exemplo, as diversas temperaturas, a chuva, a geada e o sol.
Assim, é essencial estar atento aos sinais de desgaste e proceder à sua substituição, mesmo que as escovas ainda não tenham cumprido um ano de uso.
Identifique os sinais de desgaste
Saber interpretar os sinais de desgaste das escovas limpa-para-brisas é fundamental para uma condução mais segura, sobretudo em épocas de chuva e no inverno.
- Se ao deslizar o dedo pelo fio das escovas limpa-para-brisas, sentir rugosidades e/ou cortes;
- Se a superfície do vidro para-brisas não for totalmente limpa, ficando estrias, zonas húmidas ou zonas por limpar;
- Se as escovas derem pequenos saltos, ou seja, não deslizem suavemente pelo vidro;
- Se fizerem ruídos durante o funcionamento.
Troque as escovas limpa-para-brisas
Esta troca não é difícil e pode ser o proprietário do carro a fazê-la. Contudo, se tem dúvidas acerca da correta forma de o fazer, peça ajuda especializada.
- Ligue a ignição. Sem ligar o motor, acione os limpa-para-brisas e desligue a ignição quando estiverem na vertical.
- Levante a haste da escova e pressione o botão de bloqueio para retirar a escova limpa-para-brisas. Não deixe cair a haste (sem a escova) no vidro para-brisa, porque a mola da haste é forte o suficiente para o partir.
- Faça o passo anterior, mas ao contrário, de modo a colocar a nova escova, inserindo-a até que encaixe na perfeição no botão de bloqueio.
- Repita o processo para a outra escova.
- Quanto à escova traseira: segure firmemente a haste e a extremidade, rodando-a e desencaixando-a — o que pode exigir algum esforço.
- Segure a parte superior da haste e posicione a nova escova corretamente, encaixando-a com os polegares.
- Ligue novamente a ignição e confirme se as escovas funcionam corretamente. Caso contrário, retire-as e volte a colocá-las.