Hábitos para aumentar a vida da bateria do carro

Saiba como aumentar a vida da bateria dos carros e das motos, um dos componentes fundamentais que dá vida ao motor.

A sua função é fornecer toda a energia que dá vida ao motor e aos diversos sistemas elétricos e eletrónicos. No entanto, o seu bom funcionamento depende de vários fatores, como a temperatura e a utilização do veículo.

Fatores que influenciam a duração da bateria

A duração média da bateria de um automóvel é entre os 3 e os 5 anos, mas varia em função de vários fatores, por exemplo, o estilo de condução, o tipo de percursos efetuados, a utilização que se dá ao veículo, os fatores ambientais e a manutenção da bateria.

A carga da bateria

A manutenção da carga das baterias dos veículos é realiza a partir de um carregador de baterias ou, simplesmente, percorrer quilómetros.

No primeiro caso, deve ligar as pinças do carregador a ambos os terminais da bateria e deixar carregar durante 24 horas. A bateria é então submetida a ciclos que otimizam o respetivo nível de carga.

Já a outra opção passa por ir para a estrada e fazer quilómetros, sendo aconselhável, para um nível de carga aceitável, percorrer no mínimo duas horas. Especialmente se o carro percorre, frequentemente, curtas distâncias.

Porém, se a bateria ficar sem energia muito rapidamente de maneira frequente, é possível que o problema tenha origem no alternador, o qual deverá ser inspecionado.

Conselhos para aumentar a vida da bateria do carro

  1. Evitar temperaturas extremas: Nem sempre é possível, mas deve evitar ter o veículo parado muito tempo em ambientes que ultrapassem acima dos 30 graus ou abaixo dos 5 graus Celsius.
  2. Evite percursos demasiado curtos: Ao arrancar, a bateria efetua um esforço maior. Assim, se ligar e desligar o carro depois de um curto espaço de tempo, estará a contribuir para um maior desgaste, pois as baterias demandam alguns minutos e quilómetros para regenerarem a carga.
  3. Evite consumos elétricos com o motor desligado: Evite ligar equipamentos sem que o motor esteja em funcionamento, por exemplo, o rádio, o gps, o sistema de iluminação e o sistema de aquecimento/refrigeração. Assim, evitará um desgaste prematuro da bateria.
  4. Evite o carro parado durante longos períodos: Se prevê deixar o carro parado muito tempo, desligue a bateria retirando a ligação ao borne negativo.
  5. Manutenção dos bornes: É habitual, com o tempo, formar-se uma película branca ao redor dos bornes. Assim, verifique estes terminais regularmente, e em caso de encontrar esta película, deve limpá-la.

Relacionados

Fique a saber Mais