Baterias para automóveis

Baterias para automóveis

É muito importante quando procura baterias para automóveis ter em atenção vários fatores que podem melhorar a performance da sua viatura a médio e longo prazo.

Cada vez mais, existem veículos com novos sistemas de tecnologia ao dispor do seu condutor e passageiros. A energia disponível e fornecida pelas baterias auto é fundamental para que todo sistema funcione na perfeição.

Com o aumento da mobilidade, tipo de veículos, diferenciação de utilização e novos sistemas de tecnologia e competências disponíveis, novos e grandes desafios têm sido colocados à indústria de baterias para automóveis.

 

Baterias para veículos / automóveis comerciais

Diariamente circulam nas estradas milhões de viaturas comerciais, que vão desde pequenos veículos comerciais, a autocarros, camiões de grandes dimensões com ou sem atrelados, ou veículos especiais.

Toda a diferenciação de veículos existentes no mercado, colocam novos desafios aos fabricantes de baterias. As crescentes necessidades de cargas elétricas obrigaram ao constante desenvolvimento tecnológico de sistemas poderosos e eficientes.

A fiabilidade das baterias foi outro fator essencial a ser desenvolvido e otimizado, com a criação de baterias excecionais que assegurem de forma fiável a utilização mesmo em condições meteorológicas extremas e, de utilização mais exigente.

A durabilidade das baterias foi outro elemento que tem vindo a ser melhorado o otimizado. As baterias que dispensam manutenção permitem uma otimização de tempo e reduzem os custos gerais com o veículo.

 

Baterias para automóveis de passageiros veículos /  com ou sem start-stop

A tecnologia start-stop foi introduzida na indústria automóvel inicialmente nos anos 70, quando houve um aumento significativo no preço do petróleo. O sistema apresentava algumas falhas de funcionamento (à época não existia a injeção eletrónica) não tendo tido grande êxito de implementação.

Nos últimos anos com o evoluir da tecnologia disponível (motores e baterias), o sistema start-stop foi reintroduzido com um novo impulso e êxito.

Estima-se que até 2020, cerca de 80 % de todos os veículos fabricados, em termos de segmento e classe automóveis, disponham da funcionalidade start-stop.

Os sistemas start-stop permitem à viatura o desligar e ligar novamente o motor de forma automática. Este sistema permite reduzir a quantidade de tempo em que está em ponto morto, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de gases emitidas.

 

As baterias para automóveis elétricos e o ambiente

A eletrificação dos veículos ou mobilidade elétrica como elemento principal e de substituição ao petróleo, está na ordem do dia. Toda a indústria automóvel, está a transformar-se apostando nos veículos elétricos, como presente e futuro.

Mas para uma perfeita implementação dos veículos elétricos, grandes desafios se colocam à indústria das baterias. Com a procura de melhorias constantes de eficiência, seja na diminuição do tempo necessário de carregamento ou durabilidade da carga das baterias.

Outra questão importante e fundamental é o impacto ambiental. E, a comparação da pegada ecológica comparativa entre as baterias dos elétricos e os motores a combustão. Veja aqui um interessante estudo desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Suécia sobre as baterias para automóveis.

%d bloggers like this: