A importância dos equipamentos elétricos num automóvel

equipamentos elétricos

Quando visualizamos o exterior de um automóvel nem percecionamos a complexidade que abarca o seu interior, nomeadamente, no que concerne aos seus equipamentos elétricos e eletrónicos.

Só para se ter uma noção do que estamos a falar, a cablagem que percorre todo o interior do automóvel, tem uma extensão de cerca de 1 km. Essa é usualmente designada como o sistema elétrico do automóvel.

Em resultado dessa complexidade, os veículos hoje em dia são muito mais seguros e confortáveis. Contudo, os problemas elétricos são dos danos mais comuns e causas de reparação de um veículo.

 

Qual a principal função do sistema elétrico num automóvel?

O sistema elétrico de um automóvel faz parte do aparelho de um veículo cuja função é a geração de energia elétrica. Além disso, o sistema elétrico é responsável pela conexão de todos os elementos de controlo.

Este é responsável pela transmissão de todos os sinais que são necessários ao funcionamento do veículo.

 

Qual a importância do Sistema Elétrico do automóvel?

Praticamente todas as peças do automóvel precisam de energia elétrica para funcionar, ou dependem de uma outra que é ativada eletricamente. Sendo assim, é impossível que o automóvel funcione sem energia. Por essa razão se a bateria avariar o sistema elétrico de um automóvel não funciona. Para se percecionar melhor, pense-se no funcionamento do motor de arranque que faz o automóvel ligar e precisa da energia quando a chave é ativada.

O sistema elétrico é responsável pela conexão de todos elementos de controlo, sem este, o automóvel não funciona

 

Qual a vida útil dos Equipamentos Elétricos do automóvel?

O sistema elétrico do automóvel dá indícios quando está com defeito. Isso perceciona-se no dia-a-dia. O condutor sente dificuldade em ligar o automóvel, as luzes dos faróis ficam mais fracas, existe dificuldade em ligar os equipamentos elétricos, entre outras situações.

Assim que esses problemas aparecerem, encaminhe o automóvel a um especialista o mais breve possível, de forma a não ficar empanado, pois a não resolução imediata de um problema, que até pode ser simples, pode resultar numa reparação mais elevada.

 

O sistema elétrico é composto pelos seguintes itens:

Bateria

Uma bateria automotiva é um tipo de bateria recarregável que fornece energia elétrica para um automóvel. Geralmente isso faz referência a uma bateria SLI (partida, iluminação, ignição) para alimentar o motor de partida, as luzes e o sistema de ignição do motor de um veículo.

 

Motor de arranque

O motor de arranque ou motor de partida é um motor elétrico com escovas que tem a função de acionar o motor do automóvel até que tenha condições de funcionar sozinho (ou seja dar a partida no carro). Sendo assim fica inoperante após esse período, permanecendo parado mesmo enquanto o motor do automóvel estiver em funcionamento.

 

Alternador

O alternador tem o propósito de manter a sua bateria carregada e capaz de alimentar as partes elétricas do seu veículo

 

Os especialistas qualificados da Secamauto encontram-se à sua disposição, para o ajudar na melhor solução para o seu problema quer seja com equipamentos elétricos ou outros. Visite-nos aqui ou na nossa loja!

%d bloggers like this: