Se sempre sonhou em ter uma autocaravana para passar férias, um barco ou um atrelado para cavalos, sabe que deve ter um carro suficientemente potente e um reboque. Mas, os reboques obedecem a normas e leis e não podem ser instalados de qualquer maneira. Há 3 fatores determinantes que influenciam os reboques: o peso do atrelado, o peso do carro e a data da carta de condução do condutor.
Os condutores com carta de condução há mais tempo têm maior liberdade para conduzir veículos com reboques. O peso dos atrelados é mais amplo e o peso combinado do atrelado com o veículo também. No entanto, para categorias ou pesos mais acentuados, é necessário a carta de condução de categoria C.
Como os reboques influenciam a condução
Já os condutores com carta de condução há menos tempo têm mais restrições, fruto da legislação mais apertada, quer a nível nacional, quer a nível europeu. O tamanho e o peso dos atrelados que os condutores mais novos podem conduzir são também mais reduzidos e restritos do que no que toca aos condutores mais velhos.
Outra variação determinada pelo peso e dimensão do atrelado com reboque é o seguro. Os seguros automóveis mais completos já cobrem reboques com atrelados, mas apenas na parte de seguro contra terceiros. Na maioria dos casos, é necessário recorrer a uma atualização do seguro para cobrir os reboques e atrelados.
Regras de seguros para caravanas
O seguro para atrelados e auto-caravanas pode ser dispendioso, pelo que, muitos automobilistas optam por pagar uma atualização para aumentar as coberturas dos seguros que já têm. Em alternativa, pode optar-se antes por um seguro em separado para o atrelado, o que pode ser útil em caso de roubo ou incêndio, por exemplo. Mas, tudo depende da disponibilidade financeira do proprietário.