Tudo o que precisa de saber sobre reboques

reboques

Se sempre sonhou em ter uma autocaravana para passar férias, um barco ou um atrelado para cavalos, sabe que deve ter um carro suficientemente potente e um reboque. Mas, os reboques obedecem a normas e leis e não podem ser instalados de qualquer maneira. Há 3 fatores determinantes que influenciam os reboques: o peso do atrelado, o peso do carro e a data da carta de condução do condutor.

Os condutores com carta de condução há mais tempo têm maior liberdade para conduzir veículos com reboques. O peso dos atrelados é mais amplo e o peso combinado do atrelado com o veículo também. No entanto, para categorias ou pesos mais acentuados, é necessário a carta de condução de categoria C.

 

Como os reboques influenciam a condução

Já os condutores com carta de condução há menos tempo têm mais restrições, fruto da legislação mais apertada, quer a nível nacional, quer a nível europeu. O tamanho e o peso dos atrelados que os condutores mais novos podem conduzir são também mais reduzidos e restritos do que no que toca aos condutores mais velhos.

Outra variação determinada pelo peso e dimensão do atrelado com reboque é o seguro. Os seguros automóveis mais completos já cobrem reboques com atrelados, mas apenas na parte de seguro contra terceiros. Na maioria dos casos, é necessário recorrer a uma atualização do seguro para cobrir os reboques e atrelados.

 

Regras de seguros para caravanas

O seguro para atrelados e auto-caravanas pode ser dispendioso, pelo que, muitos automobilistas optam por pagar uma atualização para aumentar as coberturas dos seguros que já têm. Em alternativa, pode optar-se antes por um seguro em separado para o atrelado, o que pode ser útil em caso de roubo ou incêndio, por exemplo. Mas, tudo depende da disponibilidade financeira do proprietário.

 

Para saber mais ou comprar reboques, contate-nos!

%d bloggers like this: