Para que serve o Bomba de Água do limpa-vidros?

A bomba de água do limpa-vidros é uma parte integrante do sistema de limpeza do seu carro, que serve para fazer a limpeza regular dos seus vidros pára-brisas e o vidro dos faróis. Esta bomba localiza-se sob a guarda da asa esquerda dentro do depósito do lavador. Para obtê-la, é necessário remover a roda dianteira esquerda e a guarda da asa.

O reservatório está localizado sob o enchedor do reservatório do lavador. Este reservatório é um recipiente alongado vertical no qual um motor – a bomba do lavador de pára-brisas – está localizado.

Cuidados a ter com a Bomba de Água

  • Detergente específico – utilize um líquido ou detergente específico para os vidros e adaptados às condições do seu veículo. A utilização de um detergente específico facilita o deslizamento das escovas do pára-brisas e consequentemente otimiza o processo de limpeza, facilitando a condução.
  • Condições climatéricas adversas – no caso do seu veículo ter estado exposto ao gelo ou neve, não deve accionar o limpa pára-brisas nem a bomba de água. O gelo e a neve danifica o sistema. O aconselhável é remover o gelo e a neve com um anticongelante ou, se for apropriado, abrigar o seu carro e esperar que a água volte ao seu estado líquido.

Problemas relacionados com a Bomba de Água

Os problemas mais graves que podem surgir durante o funcionamento da bomba de água do limpa-vidros, ocorrem maioritariamente nos períodos de temperaturas mais baixas, ou seja, no inverno. Nesta épocas, e em especial se o seu carro é sujeito a temperaturas abaixo dos zero graus centígrados, a água não é libertada para fazer a limpeza do seu pára-brisas, uma vez que esta está congelada na bomba de água. Nestes casos, é possível que consiga  ouvir um som estranho proveniente do motor, que tenta accionar o mecanismo de libertar água. Para que haja o fornecimento de água deverá adicionar anticongelante na sua bomba de água.

Para evitar o congelamento na bomba de água, deverá sempre colocar a sua viatura  num local abrigada, onde a água possa descongelar naturalmente. No entanto, caso o problema persista não hesite em contactar uma equipa de técnicos que poderão ajudá-lo e orientá-lo para melhor compreender o seu carro e proceder da melhor forma para não comprometer nenhuma peça dos mesmo.

Na Secamauto temos ao seu dispor uma equipa de técnicos que o pode ajudar a encontrar a bomba de água mais adequada ao seu veículo, otimizando a sua utilização. Visite a nossa loja e peça o seu orçamento. Pode também fazê-lo através do nosso site.

Relacionados

Fique a saber Mais