A importância de mudar os filtros do seu automóvel

Uma das principais preocupações de quem possui veículo próprio, ou de quem conduz com regularidade, deveria ser a manutenção e limpeza, regular dos filtros do carro. Os filtros de óleo, de combustível e de ar, desempenham uma função importante no desempenho de qualquer veículo.

Principais filtros do carro e as suas características:

O motor de qualquer veículo é um sistema complexo, sofisticado, que requer cuidados e condições especiais para que possa desempenhar as suas funções corretamente. Uma das principais funções do mesmo passa por eliminar, ou reduzir drasticamente, partículas e impurezas. No entanto, se os filtros não forem limpos com regularidade, este automatismo deixa de ser executado com eficácia, podendo vir a comprometer a segurança do próprio veículo. Esta limpeza garante a performance e a durabilidade dos componentes.

Filtros do carro:

Os filtros, tal como referido anteriormente, têm como principal função filtrar e limpar eventuais impurezas presentes quer nos óleos lubrificantes, nos combustíveis, ou até mesmo no ar.

  • Filtro de ar
    • Utilidade – serve para evitar que as partículas com impurezas provenientes do ar cheguem à câmara de combustão do motor. Através deste é possível reduzir o desgaste em componentes em vários componentes, e ajuda na redução do consumo de combustível.
    • Quando deve ser trocado – a sua substituição varia de acordo com a validade do próprio filtro, assim como da quilometragem do veículo. É recomendado que estes sejam substituídos a cada 5 ou 10 mil quilómetros, mediante as zonas em que o veículo circula e o tipo de desgaste que sofra.
  • Filtro de combustível
    • Utilidade – este filtro tem com finalidade impedir que impurezas presentes no combustível cheguem à bomba e aos injetores do motor. Algum tipo de deficiência ao nível deste filtro, pode significar problemas no sistema de injeção, e consequentemente, problemas no futuro, ao nível do próprio funcionamento do motor.
    • Quando deve ser trocado – a recomendação genérica para a mudança deste filtro é a cada 10 mil quilómetros. No entanto, o mecânico é a pessoa indicada para avaliar esse fator.
  • Filtro de óleo
    • Utilidade – este atua diretamente na retenção dos resíduos resultantes da fricção do motor e da queima do combustível nos óleos lubrificantes do mesmo. Este é fundamental para um bom desempenho e  longevidade de todas as peças do motor.
    • Quando deve ser trocado – o filtro de óleo deve ser trocado anualmente, aquando da mudança do próprio óleo do veículo.
  • Filtro de ar-condicionado
    • Utilidade – apesar deste filtro não ter nenhum tipo de ligação com o próprio motor do carro, desempenha uma função fundamental para o condutor e utilizadores do veículo. É através dele que as partículas do ar são filtradas, permitindo uma boa qualidade do ar que circula dentro da viatura.
    • Quando deve ser trocado – a sua substituição depende da qualidade do próprio ar onde o veículo circula. No entanto, o mais adequado é fazer uma troca, ou pelo menos uma verificação das condições do mesmo, a cada 20 mil quilómetros que o carro circule.

Os filtros são peças fáceis de mudar, e de baixo custo. Com a correria do dia-a-dia, facilmente caímos no erro de não verificar ou até mesmo substituir, estas peças, na devida altura. Na Secamauto temos ao seu dispor todas as peças e filtros que necessita para o seu veículo.

Não deixe que os filtros do seu carro danifiquem o seu automóvel, por ausência de manutenção!

Relacionados

Fique a saber Mais