Cuidados a ter nas primeiras chuvas

Com a chegada do tempo frio chegam também as chuvas e as estradas mais instáveis. Como tal, nesta fase os cuidados nas estradas devem ser redobrados. Nesta época do ano, as condições meteorológicas afetam drasticamente a condução, dificultando todo o processo. Dessa forma é extremamente importante que todos os condutores tomem as devidas precauções, deforma a evitar a todo o custo, acidentes rodoviários.

Principais cuidados na estrada nos períodos de chuva:

A condução com o piso molhado e escorregadio reduz drasticamente a capacidade de aderência que o pneu tem ao piso. Como tal, é necessário que se adotem certas medidas nesta fase específica do ano, de forma a promover uma condução segura para todos.

Verificar as condições dos pneus e travões

O estado dos pneus do carro é crucial para determinar a segurança do seu condutor e dos demais agentes circundantes. O bom estado dos pneus permite uma boa aderência ao piso, mesmo que este esteja molhado e escorregadio. É importante ter em conta que o próprio perfil do pneu permite escoar a água e garantir a máxima aderência ao piso. Desta forma garante a distribuição correta das forças de travagem e de direção.

  • Legislação em vigor: a profundidade mínima do perfil de um pneu é 1,6 milímetros. No entanto é recomendado que estes sejam trocados antes de chegar a essa grau de desgaste.
  • Respeitar o limites de velocidade e circular com suavidade

Independentemente das condições climatéricas, é fundamental que cumpra sempre com as normas de circulação na estrada. No entanto, quando as condições atmosféricas são menos favoráveis deve circular ainda com mais cuidado e precaução. É imperativo circular com suavidade, evitar uma condução irregular, assim como ultrapassagens.

Aumentar a distância de segurança

O piso molhado dificulta a aderência do pneu à estrada e consequentemente, há uma diminuição na capacidade de travagem. Dessa forma é importante aumentar a distância de segurança entre o seu veículo e os outros que circulam na estrada. Assim permite-lhe reagir atempadamente e com espaço suficiente, em situações de emergência.

Manter os vidros desembaciados

A chuva diminui drasticamente a visibilidade na estrada. Dessa forma é importante que o próprio veículo tenha o máximo visibilidade possível, dadas as condições climatéricas. Caso seja necessário, ligue o ar condicionado, direcionando-o para o pára-brisas. Verifique também o estado das escova do para-brisas.

Ligar as luzes do carro

De forma tornar o seu veículo visível para os outros condutores, deve ligar sempre as luzes do carro.

  • Médios – dias de chuva intensos;
  • Luzes de nevoeiro – dias com nebulosidade.

Evitar aquaplanagem

Nos dias de chuva é normal que se formem lençóis de água nas estradas. O entanto estes são bastante perigosos na condução. Sempre que surja uma situação destas deverá circular com o máximo de cuidado e reduzir a velocidade.

Sempre que a época de condições meteorológicas adversas se aproxima, deve avaliar o seu veículo de forma a poder ter sempre as melhores condições na estrada. Verifique sempre que o seu carro está nas melhores condições antes de ir para a estrada. Pense na sua segurança e na segurança dos outros. Os cuidados que deve ter nas primeiras chuvas devem ser redubaldos.

%d bloggers like this: