Dicas para a Bateria do seu Carro Durar Mais

A bateria do carro funciona como o coração, é a parte essencial do veículo. Por isso, é útil que a consiga conservar o máximo de tempo possível, até porque investir numa nova é caro.

Preparamos para si 9 dicas para que possa conservar a sua bateria do carro com simples passos.

  1. Limite as viagens pequenas

Para cuidar bem da bateria do automóvel o ideal é conduzir com frequência e por períodos mais longos.

  1. Confira se a bateria está bem presa

Pouca gente sabe, mas uma bateria que não está bem encaixada pode acabar vibrando se não estiver firme, o que resulta em danos internos e curto-circuitos.

Verifique o terminal da sua bateria regularmente, sobretudo se conduz com frequência em estradas esburacadas. O devido encaixe garante que ela esteja presa na posição correta conforme o manual de montagem.

  1. Desligue todas as luzes ao sair

Ao sair do carro, caso não se desligue de forma automática, deve verificar que todas as luzes estão desligadas.

  1. Cuidado com a corrosão

Outro detalhe relevante é o risco de corrosão. É que, normalmente, os terminais de bateria tendem a oxidar com o tempo, e mantê-los livres de acúmulo de detritos é uma ótima maneira de prolongar a vida útil da bateria do carro.

Esfregue os terminais com uma escova de dentes embebida em uma mistura de bicarbonato de sódio e água. Em seguida, usando um borrifador com água fria ou água desmineralizada, enxague a mistura e faça uma secagem completa com um pano limpo.

  1. Proteja os componentes

Por falar em terminais, uma dica complementar é deixá-los protegidos com capinhas de plástico. Muita gente não sabe, mas, essa proteção – feita especificamente para terminais de bateria de carro – evita danos elétricos que queimam o aparelho pelo simples contato com algum objeto metálico, por exemplo.

  1. Não use a parte elétrica com o veículo desligado

Desligue funções como o rádio ou o ar condicionado quando o seu motor não estiver ligado para reduzir o desgaste da bateria do carro, pois pode sobrecarregar bateria do carro.

  1. Teste a bateria frequentemente

Se não utiliza o automóvel de forma regular, pode correr o risco de descobrir alguns problemas devido ao tempo que o automóvel teve parado. Para evitar incidentes desagradáveis, o ideal é saber qual a condição da bateria, o que também ajuda a elevar sua vida útil.

  1. Ligue o carro por alguns minutos

Antes de arrancar com o carro, deve por o carro a trabalhar com ele imobilizado. Dessa forma, o veículo não vai demorar tanto tempo para ligar, além de aumentar a eficiência da bateria do carro até a próxima vez em que ele for conduzido.

  1. Cuidar do carro como um todo

Contudo, a verificação deve ser completa e, no mínimo, uma vez por ano. Essa análise preventiva pode incluir o procedimento de “dar carga” em alguns tipos de bateria – o que pode aumentar sua durabilidade – porém, a revisão deve ser estendida a todas as outras partes do automóvel.

Relacionados

Fique a saber Mais