Motor de Arranque

O motor de arranque é um dos componentes mais importantes de um veículo. O motor de arranque tem a função de fazer girar o motor de combustão do veículo até que este tenha condições de funcionar sozinho. Depois fica inoperacional após esse período, permanecendo parado mesmo enquanto o motor do automóvel estiver em funcionamento.

Características do Motor de Arranque

  • Transforma energia elétrica em mecânica;
  • Produz movimento de rotação;
  • Produz o torque inicial para vencer o atrito interno do motor a combustão;
  • Funciona com corrente contínua;
  • Possui sistema de segurança impulsor com roda livre;
  • Grande durabilidade.

Componentes principais do Motor de Arranque

  1. Carcaça – Parte central do motor de partida. Pode ser fabricada em aço ou ligas leves e serve de apoio para as massas polares. Encaixa-se com as tampas.
  2. Massas Polares – São pequenos blocos de liga de ferro e silício, que são aparafusados à carcaça do motor de arranque. Possuem alta permeabilidade magnética e quando montadas nas bobinas de campo, formam os núcleos.
  3. Bobinas de Campo – A sua função é produzir o campo magnético necessário para movimentar o induzido, ou seja, o funcionamento do motor. São feitas de fio de cobre ou alumínio, isolados entre si em formato retangular.
  4. Induzido – O induzido é um eixo com diversos componentes já instalados. É a peça responsável pela rotação do motor de arranque. Quando a corrente elétrica circula pelas bobinas de campo, carcaça, e pelas espiras do induzido, a mesma gera um campo magnético de repulsão, que resulta num movimento giratório.
  5. Suporte de Escovas – Feito em aço, é uma peça alojada na parte traseira do motor de arranque. Possui quatro alojamentos onde são colocadas as escovas. Para que a corrente possa chegar ao induzido, passa pelas escovas que estão soldadas no suporte de escovas.
  6. Impulsor – É a peça responsável por engrenar o pinhão do impulsor na cremalheira do volante do motor. Faz o motor do veículo girar para que o mesmo possa entrar em funcionamento. Quando o motor do veículo ultrapassa a velocidade do motor de arranque, o dispositivo de roda livre do impulsor permite que o pinhão rode, evitando a quebra do pinhão, queima do induzido e danos gerais ao motor de arranque.
  7. Bendix;
  8. Bobine Auxiliar;
  9. Bobine de Chamada;
  10. Casquilho;
  11. Jogo Casquilhos;
  12. Jogo Contactos;
  13. Jogo Inductoras;
  14. Kit de Reparação;
  15. Veio Planetário.

Na Secamauto comercializamos vários tipos de motor de arranque, de várias marcas. Possuímos os profissionais mais experientes na área, para lhe dar todo o auxílio de que necessita. Visite-nos em Torres Vedras!

Motor de Arranque e respetivos componentes nas zonas de Torres Vedras, Lourinhã, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Alenquer, Cadaval e Arruda dos Vinhos.