5 sinais de que o seu motor de arranque não está bom!

Para quem não sabe, o motor de arranque é o mecanismo que faz andar o automóvel, convertendo a energia elétrica em mecânica. Como tal, e é fácil de perceber, o motor de arranque é fundamental em qualquer automóvel. Se a energia elétrica não for transformada em energia mecânica, o carro não anda.

Em termos mais técnicos, o motor de arranque é um pequeno motor elétrico com escovas e que é acionado quando a ignição é ligada, seja via chave, seja através de botão. Para evitar dissabores, é importante que consiga identificar eventuais problemas no motor de arranque.

 

Como saber se o motor de arranque está com problemas?

Uma das principais dicas é saber se o problema está na ignição ou na bobina, que são as avarias mais correntes no que toca ao motor de arranque. Importa referir que a falta de manutenção ou o desgaste do motor de arranque podem provocar dissabores no futuro. A consequência é o motor não pegar ou demorar mais tempo do que o normal a pegar.

 

Sinais de avaria no motor de arranque

  • O carro não pega – se dá à chave e o carro não pega, pode tratar-se de um problema no motor de arranque, nomeadamente num componente que pode ter queimado ou numa anomalia no sistema elétrico.

 

  • O motor não liga – pode acontecer o motor pegar, mas não ligar, o que significa que o motor de arranque é ativado, mas o motor de combustão não. Isso quer dizer que a conversão de energia elétrica em energia mecânica não está a ser efetuada.

 

  • Ruído no motor – se ouvir ruído quando estiver a tentar ligar o motor, isso pode dever-se a problemas de conexão entre o motor de arranque e a transmissão.

 

  • Fumo e cheiro a queimado – cuidado com estes sinais, pois podem significar o sobreaquecimento do motor de arranque. Podem também ser sinal de que o motor de arranque não desligou depois da ignição.

 

  • Cliques – se, quando dá a chave, ouve um clique, isso pode ser sinal de que o motor de arranque não recebe eletricidade suficiente e, por isso, não funciona devidamente. Por via das dúvidas, chame de imediato um mecânico.

 

Para saber mais ou comprar um motor de arranque, contate-nos!

Relacionados

Fique a saber Mais